Adair Jorge Dill tem 56 anos, é agricultor e mora no interior de Xanxerê, no oeste catarinense. Proprietário de uma pequena terra, ele decidiu protestar de uma maneira diferente, instalou uma placa na entrada de sua propriedade proibindo a entrada de candidatos políticos.
De acordo com Adair, “Foi uma maneira que achei de protestar contra esse sistema dos políticos que só nos visitam quando tem eleições. Depois eles esquecem e não voltam mais. Acho que como eles são representantes eleitos pelo voto da população, não podem ficar trancados entre quatro paredes”
Apesar de seu descontentamento com a política, Adair não esperava que seu protesto teria tanta repercussão.
“Sou analfabeto, trabalho como pequeno produtor e tenho poucas vacas de leite, que são minha renda. Não achei que colocar a placa iria causar tanta repercussão. Até o momento eu não recebi nenhuma visita de políticos por aqui”, disse ele.
Ele também explicou que o acesso a comunidade é precário, o que fez muitas famílias se mudarem para o centro do município. Segundo ele, são cerca de 12 quilômetros de estrada de chão que não possui nenhuma atenção.
“Só arrumam a estrada na eleição, fizeram uma ‘matação’ e ‘patrolada’. Na época que era piazada, tinha políticos acompanhando as obras no interior, mas agora não tem ninguém, principalmente porque as pessoas saíram da área rural para morar na cidade e eles [políticos] não têm tantos votos por aqui”, disse.
Fonte: g1.globo.com