Projeto Habilidades Culinárias faz resgaste de memória afetiva

Confira a entrevista sobre o projeto realizada no programa Clube do Ouvinte:

 

A educação de Morro Grande sempre pensa em abranger todos os pilares para um aprendizado de valor e qualidade. Um exemplo disto é o Projeto Habilidades Culinárias. Produzido pela EMEF Prefeito Dário Crepaldi, na comunidade de Nova Roma, a nutricionista Ana Paula Magagnin, a técnica pedagógica Marcia Peruchi e a diretora Jaqueline Rabelo pensaram em uma forma de incentivar o ambiente família-escola e proporcionar aprendizado quando o assunto é alimentação. “Pensamos em despertar o interesse das famílias para este tipo de prática que vai se perdendo com o tempo. Também defendemos a busca do resgate cultural com receitas que trazem história para cada família. Todos receberam muito bem a proposta. Ficamos muito felizes com a repercussão”, frisou Marcia.

Em outubro e novembro, do 1º ao 5º ano, o projeto foi produzido com o objetivo de resgatar receitas que proporcionam memória afetiva, mostrar a importância do alimento preparado em casa, em vez da compra do industrializado, sabor e benefícios deste preparo. “A intenção era mostrar que os alimentos preparados em casa, com produtos da terra, são mais saudáveis, sem conservantes, além de trazer a família para a atividade, a produção do próprio alimento e não perder aquela lembrança de infância do cheirinho de comida feita em casa, do pão assando, biscoito, bolo, dentre outros”, contou a nutricionista.

Durante a experiência, os pais encaminharam a receita. Uma foi selecionada por turma. Com isso, os pais seguiram até a escola, conversaram com a classe que o filho (a) estudam, contaram sobre as lembranças da infância e prepararam junto dos alunos as receitas selecionadas.

No 1º ano foi selecionada a receita do pão sovado, enviado por Maiara que é mãe do aluno Wesley; no 2º ano o bolo de milho com goiabada sugerido por Deise mãe da aluna Eliza; no 3º ano a bolachinha da vovó como indicação de Vaniciane que é mãe de Adrielen; no 4º ano a broa de polvilho de Tatiane mãe de Theo; no 5º ano o bolo de cenoura com cobertura de chocolate meio amargo por Roni e Cris, pais do aluno Lorenzo.

Os alunos acompanharam a descrição dos ingredientes, o preparo realizado por cada mentor até colocar ao forno para ser assado. “Foi muito divertido acompanhar como se faz o bolo de cenoura. Não sabia fazer, mas agora quero fazer em casa”, declarou o aluno do 5º ano, José Antônio Fenali.

Após o preparo, foi servido para turma a receita selecionada. Como final do projeto, será entregue um livro para todos com as cinco receitas produzidas. “Esta foi uma experiência enriquecedora para toda comunidade escolar. Transformou nossa escola em uma grande cozinha afetiva e recheada de memórias boas. Gostaria de parabenizar a idealizadora do projeto a nutricionista Ana Paula Magagnin, juntamente com a orientadora pedagógica Marcia Peruchi e todos os familiares dos alunos que se empenharam e participaram deste grandioso projeto. Com certeza, ano que vem teremos a 2ª edição deste projeto que rendeu elogios e muito aprendizado”, salientou a diretora Jaqueline.

A alimentação escolar sempre teve um olhar especial em Morro Grande. O setor buscou pessoas comprometidas com o propósito e dá prioridade a agricultura familiar. Orgulho tanto para os pais que sabem que os filhos estão em um ambiente acolhedor, quanto a secretária de Educação, Aline Coral. “Temos alimentos de muita variedade e qualidade. Não é novidade também ter projetos que tratem de alimentação saudável para nossos alunos e desta vez, este foi ainda mais especial, pois este projeto valoriza as receitas de família, valorizando as memórias afetivas, os laços entre as pessoas e importância de preparar nossos próprios alimentos. Em dias que, tantos compram comida pronta e só desembalam para consumir, mostrar as crianças o quanto pode ser prazeroso, e principalmente, saudável, preparar a comida, é incrível. Parabenizo todos os profissionais envolvidos neste projeto”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *