Projeto Dançando com Anita oferece aulas de dança de salão gratuita

Estão abertas as inscrições para o projeto Dançando com Anita, realizado pela Associação Cultural e Artesanal Anita Garibaldi. O início dos encontros será no dia 19 de fevereiro e seguirão oito encontros até o dia 8 de abril, sendo realizados sempre as segundas-feiras, na sede do CTG Vale da Amizade, em Turvo. Este é um projeto contemplado com o recurso da Lei Paulo Gustavo através da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo de Turvo.

Cristina Antunes de Oliveira, produtora cultural do projeto e o instrutor João Júnior Colodel (Joca), contam que haverá participação de professor intérprete de Libras e o projeto visa realizar aulas de danças gaúchas de salão para 66 pessoas (33 pares) com idade a partir de 30 anos. “Além das oficinas de danças gaúchas de salão o projeto prevê também apresentações de Danças de Salão gratuitas, em Turvo, em três entidades que fazem atendimento a crianças e adolescentes, pessoas portadoras de deficiências e idosos (escolas, APAE’s e asilos). Visa-se, ainda, que os participantes das oficinas de danças tradicionais possam prestigiar e ter participação no grupo e a eventos artísticos promovidos por entidade Invernada Artística Anita Garibaldi, ampliando assim a vivência da cultura tradicional  dentre os participantes e promovendo aos mesmos um intercâmbio cultural e uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho. A escolha dos eventos/apresentações se dará durante a fase de produção do projeto, através de pesquisa de eventos tradicionalistas agendados e discussão com o instrutor de danças e com os participantes sobre as possibilidades de visitas, democratizando assim a decisão de forma que vá de encontro às perspectivas de todos”, descreve Cristina.

O principal objetivo do projeto Cultivando Nossa Tradição é estimular a participação de pessoas com mais de 30 anos de idade em atividades culturais tradicionalistas, por isso a continuação da invernada de danças veterana (cujos participantes terão idade superior a 30 anos), cujas oficinas/aulas serão baseadas na disciplina, obediência à técnica, às convenções, à música e às tradições da cultura tradicional do Rio Grande do Sul. A intenção é, sobretudo, propiciar às pessoas o acesso à cultura gaúcha e o seu fomento. “É possível que muitos participantes, após essa experiência, queiram fazer parte de uma entidade tradicionalista para dar continuidade a essa vivência. Não haverá nenhum tipo de cobrança financeira dos participantes, tampouco do público que terá acesso às apresentações de danças. A contrapartida pelo benefício da utilização de recursos públicos será então a gratuidade total das oficinas e dos espetáculos/apresentações que serão realizados. O CTG Vale da Amizade consta como apoiador do projeto por concordar em ceder gratuitamente o espaço físico necessário para a realização das oficinas do projeto”, expõem a produtora cultural.

O telefone de contato aos interessados em participar é o 48 99985 6666.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *