Na noite desta terça-feira (4) a Prefeitura de Turvo deu um importante passo para a segurança nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Foi realizada a apresentação de software, que consiste em um aplicativo de botão de segurança, denominado Anjo Cidadão, desenvolvido especialmente para a rede municipal de ensino de Turvo, pela Fundação InoversaSul, de Tubarão.
O encontro que aconteceu no Centro de Eventos de Turvo contou com a presença do prefeito Sandro Cirimbelli (Progressistas), do procurador geral do município, Pedro Henrique Rovaris e da secretária de Educação de Turvo, Elizete Maria Possamai Ribeiro e a apresentação do projeto foi feita pela equipe da empresa contratada aos servidores da rede de ensino do município.
A ideia da criação do projeto surgiu do próprio prefeito de Turvo. Segundo ele, a tecnologia pode ajudar na segurança dos educandários. “Sabemos que a segurança é de responsabilidade do estado, mas o momento nos exige uma união para tratar desse tema e por isso nós provocamos a idealização de um programa que pudesse emitir sinais de alertas em momentos de insegurança. Queremos de forma pioneira na região oferecer uma ferramenta eficaz de segurança, capaz de agilizar o acionamento de auxílio em situações de emergência”, disse.
A secretária de Educação, Elizete Maria Possamai Ribeiro, agradeceu a sensibilidade do prefeito. “A gestão do prefeito Sandro e do vice-prefeito Osvaldo demonstraram sensibilidade ao buscar a criação de um programa que pudesse dar mais tranquilidade para as comunidades escolares. Agradecemos a preocupação da administração”, falou.
O procurador geral do município, advogado Pedro Henrique Rovaris, afirmou que o aplicativo chega para somar com outras ações. “Todas as escolas e creches possuem portão eletrônico, estamos implantando câmeras, contrataremos profissionais de vigilância a partir do segundo semestre e em breve teremos em funcionamento o aplicativo”, afirmou.
Os representantes da Fundação pontuaram que o aplicativo funcionará de forma simples e intuitiva. Cada servidor das escolas e creches da rede municipal terá acesso ao aplicativo em seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Ao detectar uma situação de perigo iminente, os profissionais poderão acionar o botão diretamente no aplicativo, enviando um alerta instantâneo para as autoridades competentes. Por ele será possível identificar a localização exata da ocorrência, facilitando a resposta rápida e eficiente dos órgãos responsáveis pela segurança pública.
O prefeito reforçou ao final a dedicação total da administração para com o tema. “Precisamos promover um ambiente seguro e tranquilo nas instituições de ensino, garantindo a integridade física e emocional dos alunos, professores e demais funcionários. Em alguns dias o aplicativo estará em pleno funcionamento, pois antes de iniciarmos o uso, iremos realizar um amplo diálogo com os profissionais de cada escola, para que o programa se torne algo válido que colabore com com o avanço na segurança, gerando sem dúvidas mais tranquilidade”, falou.
Fonte: assessoria de imprensa