O Teatro Célia Belizária de Souza, situado em Araranguá, ficou ainda mais danificado após passar por um incêndio na noite de sexta-feira (09). O auditório ficou destruído. Para conter as chamas trabalharam 12 bombeiros militares que utilizaram 16 mil litros de água para extinção das chamas e rescaldo. Além do auditório, o telhado foi danificado e o forro caiu. Uma perícia será realizada para apontar a causa do incêndio.
Após o acontecido, a prefeitura de Araranguá lamentou o ocorrido e informou que mantém a intenção de municipalizar o local, que estava interditado. A administração atual é estadual.
NOTA OFICIAL
A Administração Municipal de Araranguá, vem a público lamentar profundamente o incêndio que sucumbiu o Teatro Célia Belizária de Souza na última sexta-feira, dia 9.
Toda e qualquer perda relacionada a espaços de cultura, deve ser lamentada. Ainda mais, se tratando de um espaço cheio de representatividade cultural para a nossa cidade e região.
Mas esta tragédia, não desmotivou a nossa administração a seguir pleiteando a municipalização da gestão do teatro Célia Belizária.
Tratativas estas, que em alguns meses encontram-se em tramitação junto ao Governo do Estado e com grande possibilidade de alcançar êxito.
Vale salientar, que a concepção do projeto de reforma do teatro, já estava sendo elaborado e orçado pela Secretaria de Estado de Educação. Mas infelizmente, este fatídico incêndio aconteceu neste ínterim.
O momento agora é de unir todas as forças na busca pela sua reconstrução e que o teatro Célia Belizária renasça ainda melhor e imponente, sendo o maior espaço símbolo da cultura em nossa cidade.
Cesar Antonio Cesa
Prefeito Municipal