Santa Catarina está a caminho de contar com santo turvense

Na quarta-feira (25), na Igreja Matriz de Turvo, dedicada a Nossa Senhora da Oração, foi dado um passo decisivo para a abertura do processo de Canonização de Frei Egidio Moscini, quando se lembram os 45 anos da sua morte nessa cidade e os 100 da chegada ao Brasil dos missionários da Ordem dos Servos de Maria.

O ato solene aconteceu em Missa às 19 horas, presidida por Dom Jacinto Inácio Flach, bispo diocesano de Criciúma. Na celebração, o padre canonista foi objetivo ao falar das orientações necessárias quanto aos procedimentos para a abertura desse processo que resultará, de início, na declaração de Frei Egidio como Servo de Deus.

Frei Egidio pediu para estar na segunda leva de missionários, vindos da Itália para as missões no Acre e Purus. Destacou-se, sobretudo, pela sua espiritualidade e pela disposição para estar a serviço das pessoas nos lugares por onde passou.

A maior parte, na comunidade servita de Turvo, tanto entre seus confrades quanto no convívio com seminaristas e a população turvense, que o tem na condição de santo.

egidio

O chamado à Santidade – O momento histórico para os servitas e os cidadãos turvenses foi ressaltado pelo comentarista logo na abertura da celebração. Em sua homilia, Dom Jacinto falou desse momento importante para os de Turvo e de outros lugares. “Todos somos chamados à santidade. Nem todos teremos as honras dos altares. Daí a importância dos milagres comprovados”,  sintetizou pausadamente.

O bispo passou a palavra ao padre Gabriel, com mestrado em Direito Canônico, o que o credencia a ser o canonista dessa causa. Este explicou como se fará “o longo caminho. Por vezes longo e demorado, mas nâo impossível. Tudo começa pelo povo, com sua fé, que busca os milagres nas lides da vida. Beatificação e canonização têm dois momentos, a começar pela Diocese  e se conclui em Roma”.

Tudo correndo bem, na fase preliminar, Frei Egídio será declarado Servo de Deus. Padre Gabriel acentuou: “Tudo é analisado criteriosamente”. Mesmo porque “milagre é algo que a ciência não consegue explicar”. Nas outras fases do processo Frei Egidio será reconhecido como Venerável, depois Beato e, por fim, Santo. Portanto, exemplo a ser seguido.

No longo itinerário, é também fundamental a escolha do postulador, alguém capaz de atuar como o advogado dessa causa.

Dom Jacinto acentuou que “a Igreja, pela ação do Espírito Santo, nos quer todos santos pela fé”.

______

Gabriel Arcanjo Nogueira

Jornalista Profissional

MTb 16586. SP

Servita de 1960 a 1971