Eleição na Câmara: Deputados escolhem presidente nesta segunda-feira(01/02)

Acontece nesta segunda-feira(01/02), a eleição para escolher o Presidente da Câmara dos Deputados que irá comandar o legislativo brasileiro até 2022.

A disputa acontece entre oito candidatos com os perfis mais diversos possíveis. Lembrando que para ser eleito no primeiro turno, o candidato deve receber 257 votos, maioria absoluta da câmara. A sessão ocorre as 19 horas pelo horário de Brasília.

 

Candidatos ao Legislativo

Alexandre Frota — PSDB-SP

Frota se elegeu pelo PSL em 2018 com 155.522 votos, foi o 16º mais votado, um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, foi expulso do partido após fazer críticas ao presidente. Desde então, passou a ser oposição, fazendo críticas abertas a Bolsonaro. Frota “Defende uma Câmara independente em relação ao Executivo e a abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro”

 

Arthur Lira — PP-AL

Começou sua carreira política em 1993 como vereador em Maceió, foi o segundo mais votado do estado de Alagoas. Foi seis vezes líder do PP na Câmara, foi um dos comandantes do bloco de parlamentares que ficou conhecido por “Centrão”. Aliado do Presidente Bolsonaro, ele defende a PEC Emergencial e as reformas administrativa e tributária.

 

Baleia Rossi — MDB-SP

Filho do ex-Ministro da agricultura Wagner Rossi, Baleia começou sua trajetória com 20 anos quando foi eleito vereador em Ribeirão Preto em 1993 . Em 2011, assumiu a presidência do MDB de São Paulo e é atualmente o presidente nacional do partido. O candidato é o principal concorrente a cadeira presidencial de Arthur Lira, nome apoiado por Jair Bolsonaro. Rossi une tanto partidos de esquerda quanto de direita em seu apoio.

 

André Janones — Avante-MG

Em seu primeiro mandato, Janones foi o terceiro mais votado no estado de Minas Gerais. Diz que se eleito, vai trazer como foco o auxilio emergencial, e diz que sua eleição não aconteceu por “Acordos políticos”. Apesar de ser criticado por Bolsonaro, ele diz que atua de forma independente, e não pretende se vincular “a qualquer governo ou partido político”.

 

Marcel Van Hatten — Novo-RS

Van Hatten exerce seu primeiro na câmara, foi o mais votado no estado do Rio Grande do Sul em 2018 com 349.855 votos. Começou sua carreira em 2005 quando foi vereador na cidade de Dois Irmãos. Apesar de uma postura a próxima aos interesses do governo do Planalto, Van Hatten se diz independente e “alternativa para a Câmara independente”.

 

Outros candidatos menos influentes também estão na briga pra o comando do Legislativo Nacional, são eles, Luiza Erundina(PSOL-SP), General Peternelli(PSL-SP) e Fábio Ramalho(MDB-MG).