Acontecerá nesta quarta-feira(23) a escolha, tanto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), quanto da Assembleia Legislativa do estado (Alesc), para criar a comissão que irá julgar o processo de impeachment do governador Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr. As escolhas acontecerão simultaneamente às 15 horas.
Os dois órgãos púlicos apresentam maneiras diferentes de selecionar seus representantes. Na Alesc haverá uma votação entre os deputados com o objetivo de apontar 5 deputados para integrarem a comissão que julgará o impeachment. Vale lembrar que a votação será aberta e que cada deputado poderá votar em 5 nomes, incluindo o próprio.
Já no TJ, será feito um sorteio durante a sessão extraordinária. Todos os desembargadores em exercício poderão participar do sorteio, hoje no tribunal há cerca de 90 nomes.
O pedido de afastamento do governador e da vice tem como justificativa uma suspeita de crime de irresponsabilidade que aconteceu ao aumentar os salários dos procuradores do estado com o intuito de equiparar ao valor recebido pelos procuradores da Alesc. O autor do documento é o defensor público Ralf Zimmer Júnior.